segunda-feira, 7 de abril de 2008

UM AMBIENTALISTA NO SÉCULO XXI: POR FAVOR, NÃO DEFENDAM A NATUREZA! - Para todos os alunos do SERRANO



















UM AMBIENTALISTA NO SÉCULO XXI: POR FAVOR, NÃO DEFENDAM A NATUREZA!
Dener Giovanini

Durante uma palestra no ano passado, na cidade mineira de
Uberlândia, fiz uma provocação à platéia: disse em alto e bom som que quem realmente se preocupa com a natureza deveria parar de tentar defendê-la. É claro que não dei chance para o auditório se manifestar. As reações seriam bem previsíveis, pois eu estava ali a convite da OPA – Organização de Proteção Ambiental, uma entidade reconhecida por sua forte atuação na defesa ambiental. E a dita platéia, cerca de 150 pessoas, era em sua grande maioria, formada por ativistas da instituição. Assim que comecei a perceber que, subitamente, os assentos das cadeiras começaram a incomodar as pessoas, entendi que quem iria precisar de proteção naquele momento era eu. Socorri-me chamando à frente o presidente da organização, Juscelino Martins que, além de ser um dos mais respeitados empresários desse país, é uma daquelas pessoas que impõe a sua presença através das suas credenciais como ambientalista de visão arrojada e sensata. Com ele ao meu lado, senti-me mais seguro para explicar aquela frase espinhosa que eu tinha acabado de jogar sobre a platéia.A razão que temos para não defender a natureza é muito simples. Não podemos defender quem é mais forte que nós!



E citei, naquele momento, um exemplo prático quem ali se sentira à vontade para aceitar o cargo de segurança do Michel Tyson? Como você pode querer defender alguém ou algo que é muito mais forte que você?Eis ai a chave que talvez abra a porta de um novo mundo. Uma nova compreensão do que de fato somos e do que representamos na complexa engrenagem da vida sobre esse planeta. A nossa essência humana é dominadora. Em nossa história evolutiva sempre buscamos dominar povos e culturas. De uma forma ou de outra, em nossas relações pessoais ou nas relações entre as nações, invariavelmente buscamos impor a nossa individualidade e, principalmente, a nossa mentalidade de conquistador, de senhores da razão. E assim sempre foi a nossa relação com a natureza. O ser humano sempre enxergou a natureza como uma coisa menor que ele. Mais fraca. Menos importante. O meio ambiente sempre foi um desafio a ser vencido. Conquistado. Repetimos com a Mata Atlântica a relação que os nossos colonizadores mantiveram com os índios que aqui encontraram. Num primeiro momento tentou-se torná-los úteis aos anseios conquistadores. Subjugá-los a força era a meta.



Como a prática mostrou-se complicada, passou-se ao plano B: eliminá-los. Da floresta inicialmente também se buscou torná-la útil, extraindo o que fosse possível. Como da carcaça que dela sobrou também nada mais se aproveitava, o passo seguinte também foi eliminá-la.E assim continuamos soberanos em nossa missão de dominar o mundo. De impor a nossa presença. De reinar sobre tudo e sobre todos. Na história recente do mundo multiplicaram-se os defensores do meio ambiente. Surgimos – e aqui me coloco entre eles – como surgem os irmãos mais velhos quando entram numa briga para defender seu irmãozinho ameaçado. Ficam lá, de um lado o ameaçador, de outro o defensor, e no meio a natureza. Mesmo inconscientes, nós ambientalistas, estamos reproduzindo o padrão comportamental que deveríamos combater. Nós também enxergamos o meio ambiente como algo fraquinho e frágil, que precisa da nossa “ajuda” para sobreviver. Não compreendemos ou não enxergamos que a nossa própria atitude, gestos e atos apenas reforçam a idéia de que somos supremos em nossa existência sobre a terra. Amplificamos com as nossas palavras o conceito de dominação ancestral do homem sobre a natureza. O momento atual nos exige uma reflexão profunda. Um mea culpa. Está na hora de mudar o discurso de irmão mais velho. Vamos entrar na briga sim, mas para dizer: olha, se você se meter com o meu “irmãozinho” você vai se dar muito mal, pois ele é violento, perigoso, tem três metros de altura e está armado até os dentes. Enfim, mudar a nossa postura de supremacia diante da natureza e adotar um comportamento inteligente. Entender de vez que a natureza não precisa da nossa defesa. Reconhecer com humildade a sua força e poder. Colocar-nos em nosso devido lugar.

Compreender que o fraco nessa história somos nós, humanos. Comprar uma briga com a natureza é de uma extrema burrice.




















Achar que a controlamos ou que a dominamos é talvez um dos maiores erros que a humanidade já cometeu. Seremos varridos da face da terra com a mesma facilidade que limpamos a sujeira que nos incomoda em nossa casa: com água, com vento ou com calor. No fundo devemos apenas compreender que essa briga já está ganha. E não por nós.Um dia conseguimos superar a nossa “guerra fria”. Agora é a vez da “guerra quente”. Só que os protagonistas não são apenas dois países disputando entre si quem tem mais poder de fogo. A peleja agora é outra. Somos nós contra o planeta. É uma espécie contra milhões. É a luta de quem produz fumaça contra quem detém vulcões. A partir de hoje eu não quero e não vou mais defender o meio ambiente. Vou apenas temê-lo e por isso, respeitá-lo. Vou tentar entender o que a natureza está dizendo e buscar difundir suas palavras que, se pudessem ser materializadas, soariam mais ou menos assim:
RESPEITE-ME. POR QUE RESPEITO É BOM E EU GOSTO!




*Dener Giovanini é ambientalista e coordenador geral da Renctas.


TERRA para AMAR - Vídeo

TERRA para TEMER - Vídeo

Acessem os Links...

Abraço a todos

56 comentários:

FreeAnGeL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FreeAnGeL disse...

A Natureza é poderosa, "ninguém" tem o poder de a controlar.A força que ela contém é praticamente imaginável.Apesar de muitas pessoas acharem que ela é frágil e fraca apenas por "não poder se defender", ela pode sim,ela se defende pelos raios,temporais e etc.Muitos podem pensar por atos e palavras que a Natureza são apenas as árvores,rios e mares, mas ela também são os animais,o céu,o vento,a chuva,o fogo e etc.
Como você mesmo disse " Vou apenas temê-lo e por isso, respeitá-lo."
Concluindo: A natureza não precisa de nossa ajuda,e sim nós precisamos da ajuda dela!

Darkness Maiden disse...

Pense:
O que podem as florestas de todo o mundo, contra milhões de tratores e serras elétricas? O que podem todas as espécies que vivem nessa floresta, contra espingardas, armadilhas, queimadas e a ignorância de tantas pessoas? O que as geleiras e seus habitantes podem contra toda a quantidade de gás carbônico que sobe aos céus todos os dias e que aumentará a temperatura de modo fatal?
O que podem os oceanos com as tantas toneladas de lixo que neles são despejadas todos os dias?
E o que NÓS podemos contra tudo isso?

Primeiro, virá a destruição total. E nós iremos ser destruídos junto com todas as outras espécies das quais inicamos a destruição.
Depois então, talvez depois de muito tempo, a natureza recomeçará do zero. Toda a criação, mais uma vez. Como tantas vezes já aconteceu desde que este planeta surgiu. Mas nós... Nós não temos os poderes de regeneração e permanência da natureza. Nós não poderemos voltar.
Portanto, creio que a mensagem mais correta seria "Não protejam a natureza, protejam-se dela"


Ana Luiza da Silva Garcia
2° EM

Anônimo disse...

Eduardo C.F. Neto 1Ano

Gostaria de poder, sem muita dificuldade ou quase nenhuma parabénizar o ambientalista, por ter um ideia diferente da dos outros que continuam a pensar em como cruzar um caminho a sua frente, ao invez de pegar outro que de ao mesmo lugar. O ambientalista percebeu que não adianta-va dizer uma infinidade de vezes que devemos respeitar, oque é menor que nos, e de avisar que isso pode se tornar maior e mais forte que nos. Ele mostrou um caminho indireto para a solução, um caminho que outros decidiram não usar, por ser contra oque eles pensam, refletem e discutem para tentar chegar a solução. Não venho por minhas palavras dizer que seu caminho é o certo, mas é diferente e tem a mesma chance de trazer a solução.

Unknown disse...

Bom, eu gostei do texto e dos videos pios eles falam sobre a realidade e o que esta acontecendo no mundo. O texto fala de uma coisa obvia se arranjarmos briga com quem e mais forte q nós e nós que vamus sair perdendo. O primero video eu gostei das maravilhas que monstraram da terra a noite dos rios picos etc...
O segundo video ele fala do aquecimento global como o mundo esta acabando e como podemos ajudar.

Parabens pelo belo texto e pelos 2 videos

Matheus Santana Lucas
6ª Série

Naiara disse...

Adorei esse texto e os videos.
O texto esta falando a mais pura verdade, quer dizer, a Natureza não precisa de nós para sobreviver e sim, nós que precisamos dela.
É por causa dela, e das coisas que ela nos porporciona que estamos aqui hoje!
É a natureza que nos da água, comida etc, e NÃO o dinheiro.
Então, agente não precisa defender a natureza, pois ela é mil vezes mais forte que toda a população mundial junta.

Naiara Schranck - 8ª série

Unknown disse...

Bruna Almeida 3º ano

O texto é simplesmente perfeito! Não se pode medir forças com algo tão imenso, tão forte e poderoso quanto a natureza! Somos apenas pequenas peças de seu grande tabuleiro, peças as quais se julgam superiores que as demais, que prendem os animais, que vendem suas peles, que matam por luxo por se denominarem seres racionais. São seres racionais sim, mas não usam sua racionalidade para o que deve realmente ser usado. Cada um tem um papel no planeta, e cada um deve ser respeitado. Não devemos "mexer" no que não é nosso. O ser humano desafia a força mais poderosa, desafia o gigante, que um dia pode acordar e se revoltar..mas aí será tarde demais. As pessoas esquecem de quem sempre nos proporcionou todos os recursos para termos o que temos hoje, de quem nos fornece alimento. Devemos proteger sim a natureza, mas a melhor proteção que podemos oferecer é o respeito.

Matheus Felix disse...

O texto é polemico pois nóis temos sim que respeitar a natureza porem também temos que teme-la, pois a natureza pode ser cruel levando muitas vidas porem ela pode ser muito boa ela nos traz muitos benefícios, por isso eu acho que todos nós precisamos entrar nessa briga porem sabendo q que quem estamos defendendo pode acabar com tudo em questão de segundos.


M.Felix

Anônimo disse...

A terra é a nossa casa é nela em que vivemos !
Para que enfrentar um adiversario maior e mais poderoso doque nós e se a batalha ja esta garantida ?
estamos falando da natureza !!!
Varias pessoa estão sem casas ,por causa de chuva ou delisamento e outras coisas,quem sebe a natureza pode oferecer ...se a machucamos estamos estragando a nossa casa !!!
Eu aposto que vc não bota fogo na sua casa ,ou joga papel de bala no chão ,ou corta ocaule das plantas da sua casa como fasem com as árvores é assim que nós comportamos com a naturza so que quando estamos ferindo ela não imaginamos ela como se fosse a nossa casa !!!

Anônimo disse...

Texto muito bom,polêmico e que teria que ter um debate sobre isso.Como defender algo mais forte que você? Acho isso meio relativo, pois se você não pode deixar de defender a natureza, pois é por causa dela que estamos aqui até hoje.Porém realmente é muito difícil nós defendermos um "ser" digamos assim imensamente mais forte que nós.Mas como pudemos ver nos vídeos citados, é muito importante que mesmo que a natureza seja imensamente mais forte que nós, é preciso defendê-la SIM, pois se continuarmos agindo assim por mais alguns anos, ficaremos sem agua potável, sem geleiras e sem muitas outras coisas que o aquecimento global vem trazendo junto consigo.Em minha opnião TODOS deveriamos defender a natureza como se fosse um patrimônio, pois como ja disse precisamos dela para sobreviver.Se cada um fizer a sua parte, tomar um banho sem exagero de tempo, reciclar mais, e muitas outras coisas, garanto que nós teríamos um mundo melhor. E digo mais se nós tivéssemos agindo a muito mais tempo, racionando água e ajudando para que esse problema naum se agrave cada vez mais, não estaríamos nem aqui comentando sobre esse texto.Talves até estaríamos, porém com outro título. Vitória na luta contra o aquecimento global!


Lucas Santiago
3° E.M

Anônimo disse...

Ninguém é capaz de segurar a natureza, ela é a mais forte de todos. Nada à impede, sua força ninguém conhece e ninguém terá. Ela ameaça como o texto deu o exemplo. Quando o homem mexe na natureza, ela briga como o exemplo, que quando o irmãozinho está ameaçado, o irmão mais velho vai lá e protege. Também devemos ajudá-la e ela nos ajudar também.

Beatriz M. Martins-5ª série

Bia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bia disse...

É muito importanto cuidarmos da Natureza pois quando fazemos uso indevido dela ela reage. E essa reação pode ser contra nós mesmos. Eu acho importante as pessoas terem consciência com o meio ambiente, não poluindo rios, mares, florestas, reciclando lixo, enfim o que o autor diz: respeitar a Natureza!

Beatriz 1° ANO EM

Anônimo disse...

Eu agradeço por ter nascido nessa época, uma época onde eu posso aproveitar da tecnolologia que nós criamos e do que resta da natureza, porque sinceramente, não sei se vai durar muito =/

É dificil ver aquelas imagens e facil pensar que ignorando-as nós iremos resolver esse problema.
É horrivel ver que aquelas criaturas, animais, plantas que nunca tiveram a intenção de nós prejudicar agora estão sofrendo porcausa dos nossos atos.

É legal saber que você não esta sozinho nessa "batalha" e que à pessoas que estão ao seu lado apoiando tudo isso.

Devemos pensar que a natureza não é só aquilos que destruimos, ela é muito mais e ao destruir estaremos cutucando a ferida mais e mais vezes.

Ela é a nossa mãe. Mãe Natureza.

Rudinei Bueno Júnior 8ªsérie

Anônimo disse...

Não é so porque é maior e mais forte e sim porque dependemos muito dela, não se fala que uma coisa é fraca se a pessoa depende disso



Daniele Aliende Penteado
no. 8 1o. E.M

Anônimo disse...

a terra demorou milhões de anos para criar oq em 2mill anos agente devastou sem a naturesa o ser humano n consegue sobreviver pois tudo tudo mesmo vem da naturesa
as arvores refrescam noso ar ,
o mar nos alimenta com seus peixes,
os rios mata nossa sede por agua
mais em ves de pegarmos so oque presisamos pegamos muito mais para vender para outros e e´por isso q quando tudo acabar você via ver que dinheiro não se da para comer.

Thomas 7a serie

lusantista disse...

Luan 6 série

eu acho que ninguem vai destruir a natureza porque a natureza pode matar os homens antes

††Lady Chrissy†† disse...

A cada dia a natureza se modifica e mostra sua força.
Modifica-se de tal maneira que chega até a assutar.
Durante anos e anos viemos agredindo-a, e o que recebemos como resposta?
Além da intensificação dos fenômenos naturais, como furacões e tsunamis, uma coisa ficou muito evidente: A capacidade da Terra de sofrer mudanças severas e continuar "viva".
Um dia há muito tempo atrás, nosso planeta foi extremamente quente, então foi se resfriando, tivemos inclusive uma era glacial, até nosso planeta se encontrar nas condições que está hoje, muitas espécies foram extintas, mas o fato é que desde de que surgiu a vida na Terra nunca se extinguiu, houveram transformações, novas espécies surgiram, mas nunca, nenhuma retornou.
Sim, chegará um dia em que a Terra não oferecerá mais condições favoráveis à espécie humana e seremos extintos, sem ter ao menos uma segunda chance.
Mas a vida na Terra não acabará, espécies surgirão, e mudarão todo o panorama.
Fala-se muito em proteger a Terra, mas por trás dessa idéia muito difundida há na realidade um profundo egoísmo do ser humano.
A verdade é que apenas querem proteger a Terra para que possamos sobreviver. É o sentimento de ameaça que essas mudanças provocam que nos fazem querer proteger aquilo que tem força para nos dizimar.
Ou alguém ainda acredita que se todas essas mudanças ambientais não afetassem nossa qualidade de vida estaríamos por ai levantando a bandeira :"Salvem o planeta".
O que move o ser humano é o egoísmo, queremos as condições melhores para nossa própria sobrevivência.
Acredito que nós apenas estejamos acelerando um processo natural da Terra. O aqeucimento, tudo isso aconteceria mais cedo ou mais tarde.
Devemos preservar? Claro que sim!
Devemos mudar postura? O mais rápido possível!
Só não podemos levantar a bandeira do ser humano bonzinho que quer defender tudo a nossa volta, e aceitar nosso próprio egoísmo.
destruímos a Terra por egoísmo, e agora é esse mesmo egoísmo que nos move a querer preservá-la.
É sim tarde demais para querer reverter a situação. A Terra já mudou. Temos que encarar isso.
Ouço muito que sempre sobrevive o mais adaptado.
Dessa forma podemos ter certeza que duraremos muito pouco, e que a Terra essa sim terá vida longa!
A Natureza dita as regras desde o início dos tempos e ditará até o fim.
Não devemos protegê-la e muito menos temê-la, apenas respeitá-la e buscar entrar em harmonia.
Nós iremos mas ela continuará com o seu ciclo, e provará que depois de todo o fim surge um novo começo.

Christiane 3° E.M.

Maria Lucia García disse...

Maria Lúcia 5ª serie
Cada vez mais pessoas compram ares-condicionados por causa do calor, será que não percebem que a cada vez que compra ar-condicionado afeta a camada de ozônio?
cada vez que compramos ar-condicionado afetamos a camada de ozônio isso faz o calor aumentar, e as pessoas compram mais ares-condicionados tudo isso é um ciclo,
compramos o ar-condicionado e aumentamos o calor, por que não parar de comprar?
"abolir" o ar condicionado.E não é só isso.Milhares de pessoas tiveram a casa destruída por causa de tsunamis?
Vamos pensar no futuro então, o que serão das casas perto da praia, e no ano de 3.000 será que a Terra estará "viva"?
Cada vez poluímos mais, mesmo só jogando Garrafas e frascos de vidro que levam 1 milhão de anos
para se decompor no mar.Até lá será que só terá aquela garrafa no mar?
Não adianta colocar vídeos no orkut e não fazer sua parte...
Por favor colaborem com a natureza

Anônimo disse...

Maria Lúcia 5ª série


Cada vez mais pessoas compram ares-condicionados por causa do calor, será que não percebem que a cada vez que compra ar-condicionado afeta a camada de ozônio?
cada vez que compramos ar-condicionado afetamos a camada de ozônio isso faz o calor aumentar, e as pessoas compram mais ares-condicionados tudo isso é um ciclo,
compramos o ar-condicionado e aumentamos o calor, por que não parar de comprar?
"abolir" o ar condicionado.E não é só isso.Milhares de pessoas tiveram a casa destruída por causa de tsunamis?
Vamos pensar no futuro então, o que serão das casas perto da praia, e no ano de 3.000 será que a Terra estará "viva"?
Cada vez poluímos mais, mesmo só jogando Garrafas e frascos de vidro que levam 1 milhão de anos
para se decompor no mar.Até lá será que só terá aquela garrafa no mar?
Não adianta colocar vídeos no orkut e não fazer sua parte...
Por favor colaborem com a natureza

Anônimo disse...

Mari Lúcia S.G 5ª serie


Cada vez mais pessoas compram ares-condicionados por causa do calor, será que não percebem que a cada vez que compra ar-condicionado afeta a camada de ozônio?
cada vez que compramos ar-condicionado afetamos a camada de ozônio isso faz o calor aumentar, e as pessoas compram mais ares-condicionados tudo isso é um ciclo,
compramos o ar-condicionado e aumentamos o calor, por que não parar de comprar?
"abolir" o ar condicionado.E não é só isso.Milhares de pessoas tiveram a casa destruída por causa de tsunamis?
Vamos pensar no futuro então, o que serão das casas perto da praia, e no ano de 3.000 será que a Terra estará "viva"?
Cada vez poluímos mais, mesmo só jogando Garrafas e frascos de vidro que levam 1 milhão de anos
para se decompor no mar.Até lá será que só terá aquela garrafa no mar?
Não adianta colocar vídeos no orkut e não fazer sua parte...
Por favor colaborem com a natureza

Anônimo disse...

O que podem as florestas de todo o mundo, contra milhões de tratores e serras elétricas? O que podem todas as espécies que vivem nessa floresta, contra espingardas, armadilhas, queimadas e a ignorância de tantas pessoas? O que as geleiras e seus habitantes podem contra toda a quantidade de gás carbônico que sobe aos céus todos os dias e que aumentará a temperatura de modo fatal?
O que podem os oceanos com as tantas toneladas de lixo que neles são despejadas todos os dias?
E o que NÓS podemos contra tudo isso?
temosssss
que ajudar o planeta se cada um fize sua parte vamos ganhar essa guerra


henrique 8°serie

Anônimo disse...

Matheus Akio 2º EM Manhã

O homem, de fato, DEVE respeitar a natureza, porém discordo em grande parte com a visão do ambientalista.

Embora a natureza tenha a total capacidade de destruir o homem e suas meras invenções, ela deve SIM ser protegida.

Utilizando-se do próprio exemplo do "irmão maior": como pode, um irmão sozinho, por maior que seja, enfrentar 6 bilhões de "irmãozinhos"? É completamente impossível.

Agora, se 1/5, alias, 1/10 dos irmãozinhos ajudassem o grande irmão, ele com certeza venceria a batalha, e com grande facilidade por sinal.

Por isso que acredito que a natureza deva ser defendida, e, ao mesmo tempo, respeitada, por toda sua grandiosidade e tudo aquilo que ela representa.

Anônimo disse...

Matheus Akio 2º EM Manhã

O homem, de fato, DEVE respeitar a natureza, porém discordo em grande parte com a visão do ambientalista.

Embora a natureza tenha a total capacidade de destruir o homem e suas meras invenções, ela deve SIM ser protegida.

Utilizando-se do próprio exemplo do "irmão maior": como pode, um irmão sozinho, por maior que seja, enfrentar 6 bilhões de "irmãozinhos"? É completamente impossível.

Agora, se 1/5, alias, 1/10 dos irmãozinhos ajudassem o grande irmão, ele com certeza venceria a batalha, e com grande facilidade por sinal.

Por isso que acredito que a natureza deva ser defendida, e, ao mesmo tempo, respeitada, por toda sua grandiosidade e tudo aquilo que ela representa.

Unknown disse...

Muito bom esse texto e os vídeos, apesar dos vídeos serem tristes. Mas eles nos mostram o que estamos fazendo com o nosso planeta. Ao invés de ficaram tentando defender a natureza, todos deveríamos respeitá-la. Pois ela sabe se defender muito bem sozinha, e quando quer sabe ser mais forte e violenta do que qualquer coisa que conhecemos.
Se cada um fizesse sua parte em seu dia-a-dia, não estaríamos passando por tantos problemas como hoje em dia. Talvez tudo isso o que a natureza esta fazendo ultimamente (tsunamis, furacões, etc), é apenas um aviso que ela está nos dando, para nos mostrar que ela não precisa de ajuda e sim de respeito.
A cada dia que passa a natureza se modifica, fazendo com que a Terra se adapte a ela. Porém nós, seres humanos, não vamos conseguir nos adaptar também. A natureza é uma força muito forte que a cada dia evolui, assim como nós, mas ela evolui de forma assustadora. De uma forma que nós não podemos acompanhar. O que está acontecendo na Terra hoje em dia, fomos nós que provocamos...não devemos agora ficar tentando voltar atrás para corrigir os erros, pois agora já é tarde demais. O que devemos fazer é apenas respeitar a força da natureza em vez de defendê-la e assim entrarmos em um acordo com ela, pois quem sabe, assim poderemos viver um pouco mais nesse planeta que com o tempo fomos destruindo.

Não defenda a natureza, respeite-a!




Larissa M. M. Lopes – 3º E.M.

Anônimo disse...

Eu gostei do texto, porque ele fala sobre o q está acontecendo no nosso planeta, e q não podemos lutar contra uma coisa q é mais forte do q nós. E os videos também são muito legais!

Audrey
6ºsérie

Anônimo disse...

Matheus Seroni Fernandes 2ºEM


Achei muito interessante o texto e os videos,o texto é bem polemico e foge do normal idealizado,é obvio que temos que respeitar e cuidar da natureza,porem é algo para ser temido pois ela vem se modificando com o passar do tempo e com a influencia negativa do homem,por isso que temos que preserva-la quanto antes,ela tirou e tira muita vida na terra mas tem seus beneficios.

Matheus Seroni 2ºEM

Anônimo disse...

bem a natureza eu acho que e a coisa mais poderoza que existe porque quando ela sofre por causa deles a natureza devolve de volta e para mim a natureza e coisa mais importante do mundo

Anônimo disse...

bem a natureza eu acho que e a coisa mais poderoza que existe porque quando ela sofre por causa deles a natureza devolve de volta e para mim a natureza e coisa mais importante do mundo

pedro luiz graziani fraga
7 serie

Visual Color New disse...

"a terra demorou milhões de anos para criar oq em 2mill anos agente devastou !!"

a natureza é poderosa sem ela não iremos consiguir viver ninguem tem o poder de controlar !

se o mundo continuar assim esta bom por que a tendencia é piorar =/


Lucas Esteves 7ª serie

Anônimo disse...

A natureza é algo muito grande, e muito poderoso.
E qualquer coisa grande e poderosa, não precisa de proteção e sim exije respeito.
Se Não passarmos a respeitar a natureza, ela se voltara contra nós cada vez mais forte e violenta.


Lucas Kuca de Melo, 1º Ano E.M.

Anônimo disse...

Bom, eu gostei muito do texto e dos vídeos pois eles explicam tudo o que está acontecendo e tudo o que vai acontecer no futuro e mostra tudo o que podemos fazer para que não aconteça nada.

Maria Fernanda Gonçalves Lupião
5ª série

Anônimo disse...

Bom,o texto é muito interessante,pois fala de uma coisa obvia,que nós vamos sentir falta no futuro.Não podemos defender a natureza,pois ela é mais forte que nós.Apenas respeite-a.

Anônimo disse...

Gostei do texto porque explica como a natureza sofre.E mostra que se nós destruimos a natureza vamos ficar sem comida e sem o dinheiro e mostra o que vai contecer no futuro e o que preciasamos fazer para que nada aconteça.
Giovanna F.Ignácio
5 série

Anônimo disse...

Ariana Aguiar, 1º ano.

bem como o proprio texto diz:
"Compreender que o fraco nessa história somos nós, humanos. Comprar uma briga com a natureza é de uma extrema burrice"
acho que o melhor que temos a fazer não é só defender a natureza, e sim respeita-la..
pois se nos fizessemos isso desde o inicio, e não a tratassemos como algo que é menos importante que nos, não estariamos passando por tudo que estamos.
isso é unica e exclusivamente noossa culpa, porque alem de não sabermos respeitar e preservar a natureza, nos ensinamos os nossos filhos e os que vem depois de nos a serem assim.
Acho que o que devemos fazer é, alem que respeitar a natureza..
É ensinarmos as futuras gerações a fazer isso tambem..

pois só assim que teremos um futuro sem problemas ambientais.

Anônimo disse...

Gostei do texto porque explica como a natureza sofre.E mostra que se nós destruimos a natureza vamos ficar sem comida e sem o dinheiro e mostra o que vai contecer no futuro e o que preciasamos fazer para que nada aconteça.
Giovanna F.Ignácio
5 série

Nícolas disse...

Li o texto,olhei os vídeos e li os comentarios, gostei muito do texto dos videos e de alguns comentários.

No início de minha leitura, achei esse cientista um tanto louco, mais no decorrer da leitura, percebi o que ele queria dizer.

E acho que está ele está certo, pois não podemos defender alguém que no futuro pode nos matar. Mais devemos respeitar e preserva-la, para que no futuro ela não nos destrua.

Nícolas 7ºsérie

lipe fi disse...

Não devemos defender alguém , o qual é mais forte do que nós.
Como a natureza ,ela é extremamente ,muito mais forte ,poderosa e bela do que nós seres humanos. Ela é que tem que nos defender ,e para isso temos que fazer a nossa parte,ficando do lado dela.Ela nos ajuda a cada momento , dando alimento, agua
e tudo o que precisamos. Vamos fazer nossa parte ,que ela ja fez e esta fazendo a milhares de anos.

VAMOS FAZER Á NOSSA PARTE QUE ELA, VAI NOS RECOMPENSAR!!!!!!!

FILIPE HARADA 7ºSERIE

RECICLAR disse...

Adorei o texto de que devemos temer a natureza e não defendê-la. Realmente a natureza deve ser temida

Carla Regina de Oliveira

TheJpas disse...

Uma coisa que achei interessante foi o comentário do ambientalista, sobre defendermos alguém mais forte do que nós. Se os humanos ficassem um tempo sem contato com a natureza, ela se reestabeleceria. Então, os humanos não precisam se achar os soberanos do mundo, a soberana é a natureza.

Jéssica Patrine Andrade dos Santos
7ª série

Unknown disse...

Gustavo - Lupe Picasso - 6 Série

A Natureza Tem Muito Poder.As Pessoas acham Que A Natureza É Fraca Pois Não Pode Se Defender, Mas Ela Se Defende Sim, Tsunamis, Raios,Vulcões Em Erupsão e Etc... A Natureza Não Precisa De Nossa Ajuda, E Sim Nós Precisamos Da Ajuda Dela :)

Quando A Ultima Arvore For Pro Chão, A Ultima Gota Do Rio Secar, O Ultimo Animal Morrer, Nós Veremos Que Dinheiro Não Compra Tudo ;)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Primeiramente queria deixar claro que esse texto é muito interessante. E mostra de forma clara e concreta o poder que a natureza tem sobre nós.
A natureza é muito mais forte do que pensamos, muito mais do que todos nós juntos.
Não devemos querer protegê-la, mas sim respeita-lá e preserva-la, porque de uma forma ou de outra quem se prejudica ao prejudica-las somos nós mesmos, pois a natureza com as nossas atitudes acaba se modificando e muitas vezes "se revolta" ficando mais forte e fazendo com que acontecimentos mais "pesados" aconteçam.
E com toda certeza a nossa maior burrice é acreditar que controlamos a natureza, se controlássemos não estaríamos passando pelo aquecimento global, fortes chuvas, dentre outros acontecimentos naturais.
Se estamos tão preocupados assim deveríamos pensar da seguinte maneira: quem quer respeito também tem que respeitar!


Bianca Santana
3° ano

Unknown disse...

Gostei muito do texto,e como todos ja sabem presisamos preservar a natureza para termos uma vida melhor e mais saudavel.
Depende de nos um futuro melhor para nossos filhos,por isso devemos respeitar e preservar a natureza
Adorei os videos
PARABENS !!!!!

Bárbara G Ferreira Leite.
6ª série

Anônimo disse...

O texto mostra a realidade do planeta hoje em dia que é as pessoas acabando com os recursos naturais pensando que eles nunca vão acabar e a prova de que esses recursos estão acabando é o aquecimento global se as pessoas parassem com queimadas, devastações de florestas e derrubadas de árvores a coisa naõ estaria assim e só fazem isso por dinheiro que vem da natureza e se continuarem acabando com a natureza não vai ter nem mais de onde tirar dinheiro porque o mesmo também vem da natureza

João Paulo - 3ºEM

Unknown disse...

Adorei esse texto, pois ele fala muitas verdades que o ser humano não enxerga, como somos nós que precisamos da NATUREZA e não a NATUREZA que precisa da gente e mostra que não devemos fazer com ela o que não queremos para gente.


Ana Isabel 1º ano

Anônimo disse...

A natureza, nos traz muitos benefícios, por esse motivo nos temos a OBRIGAÇÃO de nos esforçarmos para que ela esteja sempre presente entre nós.
fazer o que é correto não é uma opção, mas é o nosso dever.


Bruno 2* E.M.

Anônimo disse...

Tudo o que fizemos até agora foi destruir a natureza e defendê-la.
No momento certeza ela vai nos mostrar do que realmente é capaz, e vai nos tirar da face da terra. Não se brinca com fogo, quando ele pode te queimar.

Vi aquele filme, O Dia Depois De Amanhã, lógico que é um pouco exagerado, mas daqui um tempo, quem sabe se isso pode realmente ou não acontecer?
Bem que podia acontecer e detonar os EUA com no filme, seria muito bom acabar com o maior causador de atormentos contra o mieo ambiente.

"Um dia conseguimos superar a nossa “guerra fria”. Agora é a vez da “guerra quente”. Só que os protagonistas não são apenas dois países disputando entre si quem tem mais poder de fogo. A peleja agora é outra. Somos nós contra o planeta. É uma espécie contra milhões. É a luta de quem produz fumaça contra quem detém vulcões."

Faço dessas as minhas palavras.

"A partir de hoje eu não quero e não vou mais defender o meio ambiente. Vou apenas temê-lo e por isso, respeitá-lo."[2]

Gabriela Monteiro Martins 3ºAno

Anônimo disse...

Thaynara pereira 6 série


bom eu gostei do texto porqe fala sobre a natureza que e´ falar sobre o mundo...eu queria que todos os jovens se interessase po esse assunto pois o assunto da vida...a natureza tem uma força invencivel........ela é mas forte que todos nós....tambem gostei muito dos videos

Anônimo disse...

A Natureza é tão forte que ela não precisa de nós (humanos), e pelo contrário, nós que precisamos dela para sobreviver.
Eu queria que as pessoas ficassem alerta com o que ela faz, porque se a pessoa está prejudicando a Natureza, ela está auto se prejudicando. Por exemplo: cortar árvores, queimar florestas, poluir rios, lagos, mares, etc.
A pessoa que faz essas coisas está prejudicando tanto à ela, as outras pessoas e a NATUREZA.

Claudio de O. N. Soares
Nº03 8ªSérie - 9ºAno

Anônimo disse...

Eu achei muiot legal os videos o os texos pois fala da realidade do mundo e eu mnao acho que esta certo isso !!!!!

Parabens pelos videos e pelos textos !!!!!! muito bons !!!!

Unknown disse...

A natureza, nos traz muitos benefícios, por esse motivo nos temos a OBRIGAÇÃO de nos esforçarmos para que ela esteja sempre presente entre nós.
fazer o que é correto não é uma opção, mas é o nosso dever.
Felipe Ferrari manha

Anônimo disse...

Gostei muito do texo, não podemos defender quem é mais forte do que nós ,e sim temos que respeitar a natureza porque ela é muito mais poderosa que o homem e dependemos dela para tudo!

Isabella Godinho 2° ano

Anônimo disse...

Gostei do texto. Acho que arranjar briga com a natureza é burrice.
Temos que pensar que a natureza não precisa das nossas defesas, até porque nos somos fracos perto dela.





Nayara Pinheiro 2º ano

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho importante e interessante falar sobre a natureza,pois ela é a nossa fonte de riqueza e saúde mas também pode ser o nosso pior inimigo,mas não é por isso e nem pensando assim que devemos descuidar da natureza.
Devemos respeitar e cuidar do que ainda é nosso!

Alini Soares 2º E.M-Manhã